Ligando tudo ao todo

Sobre O Projeto Medula

In Medula on 22 novembro, 2007 at 9:24 am

Projeto Medula – O fio condutor ligando tudo ao todo 

Projetos: 

– Blog coletivo de literatura e cultura em geral formado por ( amadores ou não e dispostos a vincular sua arte livremente na internet ) escritores, desenhistas, tradutores, cineastas animadores, etc. 

– Fórum de discussões pra reuniões online ( mas não em tempo real ) 

– Coletâneas de contos temáticos e não temáticos de vários gêneros 

– Criação e aperfeiçoamento de estratégias de divulgação e publicação real e virtual, mas indireta ( sem Spawn ) 

– Conversão de obras para outras mídias, celulares palm, mp4, quadrinização de contos e livros, curtas metragens e animações etc. – Confecção de capas, pôsteres, banners, camisetas, etc. 

– Tradução das obras para o inglês Detalhes:

1 – Por que Medula? 

A medula representa  a conexão do cérebro para com o resto do corpo, do núcleo às extremidades.Pra nós: do novo ao velho, do real ao virtual etc. 

2 – Por que  sem fins econômicos, mas lucrativos, quem sabe a longo prazo? 

Todos serão voluntários. Inicialmente o benéfico para os envolvidos serão credibilidade e reconhecimento. Cada função será creditada em cada obra, seja individual ou coletiva. Futuramente, em caso de surgir a possibilidade de veiculação comercial de uma obra, o autor tem total liberdade e controle sobre a mesma, lembrando somente que obras coletivas representam divisão de benefícios. Exemplo: o Fulano escreveu a obra, o Beltrano traduziu para o inglês e uma editora americana quer publicar, nada mais justo que o tradutor seja incluído no processo. 

3 – Por que Blog coletivo de literatura e cultura em geral formado por ( amadores ou não e dispostos a vincular sua arte livremente na internet ) escritores, desenhistas, tradutores, cineastas animadores etc?

A exemplo do blog boing boing ( http://www.boingboing.net/ ): escritores ilustradores, jornalistas etc se unem e montam um blog onde todos postam coisas relevantes e interessantes à suas áreas e cultura em geral. Como várias pessoas postam, e em horários diferente e sobre coisas diferente o blog tem inovação constante. Mas os posts precisam ser relevantes, inteligentes ou descontraídos para garantir audiência inteligente ( e não monetária ).  O blog funciona como cartão de visita dos autores, com links para seus sites ou blogs. 

4 – Por que um Fórum de discussões pra reuniões online ( mas não em tempo real )? 

Trata-se de um fórum de trabalho e não de um fórum de variedade sou de fãs ( nada contra ). Neste fórum serão apresentadas idéias, sugestões que serão posteriormente criticadas, reformuladas, testadas etc. Ao contrário do e-mail ou do msn, o fórum está ali esperando, assim cada membro pode participar de acordo com seus horários e datas. Afinal trata-se de um grupo de discussão e não de uma seita.

 5- Coletâneas de contos temáticos e não temáticos de vários gêneros?

 A coletânea também funciona como um cartão de visitas.  Exemplo: meu conto está no livro, o seu também. Meus leitores vão ler o meu conto e o seu e vice-versa. Claro que não é líquido e certo, mas meus amigos, um leitor ganho é 01 leitor ganho. 

6 – Por que criação e aperfeiçoamento de estratégias de divulgação e publicação real e virtual, mas indireta ( sem spawn )? 

O sucesso ou o fracasso de um artista ( não gosto muito dessa palavra: “artista”, parece que ultimamente ela perdeu um pouco o sentido, vamos dizer, então, criador) o sucesso ou o fracasso de um criador hoje em dia se faz com o boca-a-boca, ou como costumo dizer: link-a-link.  Contudo, a divulgação precisa ser inteligente, campanhas agressivas mostram-se nocivas, provocando repulsão ao invés de atração.  Por exemplo, jamais compro de empresas que enviam Spawns, nem de tele-marketing. Pessoalmente acho odioso e totalmente invasivo.  Isso é oposto à internet, porque a internet presa pela interatividade, ou seja, se eu quero comprar, eu vou e compro, se eu quero novidade, eu sei onde encontrar a novidade. Não quero que joguem novidades na minha cara quando estou jantando ou respondendo meus e-mails.  Espero que isso se confirme e esse negócios de banners invasivos e pop-ups acabe logo.  A divulgação que fiz do meu blog e dos meus livros é cuidadosa e tão respeitosa quanto  possível ao se dirigir aos outros. Eu me registrei com nome real abrindo meu e-mail em todos os fóruns, blogs e comunidades onde postei um ( eu disse 01 e apenas 01 ) convite. E parece que deu certo, de uma forma ou de outra, já que você está lendo este texto. Algo o trouxe até aqui, e se foi o acaso, preste atenção, pois pode ter sido o Destino com D maiúsculo. 

7 – Por que conversão de obras em outras mídias, celulare,s palm, mp4, histórias em quadrinhos, animação, cinema etc? 

Para unir criadores e audiência e descobrir novas possibilidades e parcerias de transmissão de conteúdo intelectual e artístico. No entanto tudo é livre, você não precisa transformar seu conto em  curta metragem se você não quiser, você é quem decide. Mas o interessante é que seu trabalho de escritor, por exemplo, pode ser apresentado à pessoas que não gostam de ler, mas que futuramente passem a gostar. A sua obra pode abrir este caminho para este indivíduo, fazer a conexão. Lembra do que eu disse sobre a medula, ligando tudo ao todo?   

Nota: O Projeto Medula está licenciado pelo Sistema Creative Commons. Use e abuse. Copie este texto e envie aos amigos, coloque-o em seu blog, faça o projeto Medula com seus amigos ( e me convide ), faça o projeto Medula na sua escola, no seu bairro. Sinta-se livre para usar este texto como quiser. Estou montando Blog do Projeto Medula o endereço é: https://medulaonline.wordpress.com/ venha fazer parte.

  1. Uma dúvida: É publicado somente Obras de Ficção, Romance e etc? Tenho um livro de Prosas Poéticas…seria possível publicá-lo?

  2. Olá gostaria muito de ser um voluntário da Editora Medula, para que possa ter uma chance de ajudar outras pessoas e claro publicar o meu livro.
    Digo-lhes que ele ainda esta em mente, mais eu só estou atrás de uma chance e de um lugar certo para começar a escrever e depois editá-lo e publicá-lo.
    Gostei muito da ‘proposta’ de voceis, e lhes digo que seria um enorme prazer divulgar os seus autores e ajudá-los a serem conhecidos, igualmente, como quero ser conhecido.
    Tenho 16 anos, mais tenho uma história super interessante, e acreditro eu que boa, para publicar, busquei por voceis, justamente pela situação de ser menor, e não ter como pagar por isso, até porque não quero que minha família saiba de início, gostaria que todos soubessem depois de estar editados, por questões pessoais.
    Peço-lhes que me ajudem e me dê essa oportunidade.
    Agradeço desde já. Um forte abraço.
    obs. coloquei essa mensagem aqui porque não consegui de outra maneira.

Deixe um comentário

